Categorias

Conexão repórter: Os milagreiros nos bastidores 2 imperdível

O Conexão Repórter da semana passada entrou no universo dos milagreiros. Um mundo em que a ciência é substituída pela fé. Alani dos Santos, 6 anos é conhecida como missionarinha. Segundo os fiéis, ela seria capaz de promover curas milagrosas. Missionária da Igreja Pentecostal dos Milagres, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, atende cerca de 250 pessoas por dia. Alani tem até uma pagina na internet. No site, a  promessa: ela toca as mãos e o milagre acontece.

Dona Sebastiana é uma das seguidoras da pequena milagreira. Ela toca, assopra, ora, clama ao senhor. Sempre ao lado da missionarinha, seu pai, o pastor Adauto dos Santos. Ele a instrui, orienta, comanda o que os incrédulos consideram um espetáculo. O que para ele, é um culto fervoroso.

O mito Alani  nasceu ou começou a ser construído cedo. Quando ela tinha apenas três anos já reunia multidões em busca de  milagres. Embora os pais insistam que sabiam de tudo muito antes. A mãe de Alani também é da igreja. Assim como o  marido, incentiva as sessões de cura da filha. Alani está no primeiro ano do ensino fundamental. Pela manhã vai á escola como qualquer criança. Quando chega em casa, gasta seu tempo livre também como uma criança normal. As bonecas são as companheiras inseparáveis de alani.

 Chega à noite e com ela a obrigação religiosa. A Alani criança deixa as brincadeiras de lado e entra em cena a Alani missionária. A família se prepara para ir à igreja para mais um culto. Antes de sair, pai, mãe e filha oram. Alani chega na igreja com sua fiel companheira, a boneca.

Esta é a cruzada de milagres da Igreja Assembléia de Deus Avivamento Profético, em Carapicuíba, na grande São Paulo. É mais um culto de cura. É a terça-feira da libertação e os milagreiros são crianças. As crianças vão em grupo para o altar. Elas tocam as pessoas, se emocionam e choram compulsivamente. A comoção toma conta de todas elas. Tudo com as palavras de ordem do pastor. No final, elas sucumbem. Aos olhos da psicologia, estas imagens são uma lavagem cerebral. Levamos as imagens também para o desembargador Antônio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, o direito à religião é garantido pela constituição. O que é questionável é a participação de crianças.

 O pastor Márcio Silva Souza, responsável pela Igreja do Avivamento Profético, de Carapicuíba, se defende. Para ele, as crianças são uma escolha de Deus. Outro pastor, Rogério Rocha, também da Igreja Avivamento Profético,  chama um bebê de apenas dois meses para fazer milagres.  Jéssica, de 19 anos, é mãe de Ana Clara, hoje com um ano e dois meses. De religião católica, ela diz que nunca foi evangélica. Foi à igreja levada por um vizinho. Jéssica conta que o pedido do pastor para que ela subisse ao altar a surpreendeu e a assustou. O pastor mora em Belo Horizonte e foi convidado para o culto pelo pastor Márcio Silva Souza. O pastor Márcio acha natural um bebe participar de uma sessão de cura. A mãe da pequena Ana Clara não pretende mais voltar à igreja. Para ela, a experiência não foi nada agradável.

As curas de Alani fazem a fama da missionarinha. Ela tem o sonho de ser médica quando crescer. Em suas brincadeiras de criança, as bonecas são curadas pela medicina. Será que a missionarinha tem mesmo o dom da cura? O que esse fiéis sentem quando são tocados por ela? Edbert teve um câncer raro no pulmão. Hoje ele está aqui em busca de um milagre. Dona Maura tem esporão, uma inflamação nas bordas dos pés que não a deixam andar direito. Veio buscar a cura nas mãos da missionarinha. Para provar que dona Maura estava curada, o pai de Alani, pastor Adauto, pede para ela bater os pés no chão e correr. Será que dona Maura e Edbert foram mesmo curados? O que a ciência comprova?

 Edbert e dona Maura participaram do culto de cura da missionarinha Alani e saíram crentes que foram curados. Infelizmente, Edbert ainda não foi abençoado com um milagre. Na manhã seguinte ao culto, ele voltou ao Instituto Nacional do Câncer onde faz tratamento desde abril. Conforme esta  nota divulgada pelo Inca, Edbert estava com fortes dores e mal-estar em decorrência do câncer.
   
Mesmo acreditando em milagres, a família não pretende abandonar o tratamento clínico. Dona Maura também não teve a graça de receber um milagre. Depois do culto, o esporão no pé piorou e as dores ficaram mais intensas. Dona Maura decide ir ao médico. Acompanhamos a consulta. O ortopedista examina os pés de dona Maura. O médico pede um novo raio-x dos pés de dona Maura e compara com o anterior. O pastor Adauto, pai de Alani, diz que não se sente culpado por ter piorado o estado de saúde de dona Maura. O médico receitou a dona Maura um antiinflamatório e um tratamento chamado terapia por ondas de choque. Milagreiros ou apenas vítimas de manipulação? Dom verdadeiro ou crianças servindo de instrumento para arrebanhar fiéis?


Parte 1 - Programa exibido 22/10/2010 no sbt


Parte 2

 Parte 3



 Parte 4


Fonte: Conexão Repórter SBT
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Gleyson Mendes disse...

muito bom esse tema,que o senhor continuem abençoando este blog,sou amigo de blog de irmão Max Aparecido.

Vamos fazer um interação ?
vc mim segue e eu sigo seu blog? vc vai gosta dos temas abordados.
Obrigado!
Deus o abençõe nossos blog...
http://gleysonsantana.blogspot.com

Anônimo disse...

Pastor, por favor não aceite esse comentario. Eu acho isso uma farsa, mais um engano e exploração da fé alheia. Não gosto de obra pentecostal, pois há muito mesticismo com capa de espiritualidade. Tudo isso é neurolinguistico. Por favor não aceite esse comentario.

claudiopimenta disse...

lamento profundamente pela materia


o pobre do pastor alem de nao saber nada de doutrina biblica ainda joga a culpa da nao cura de alguns na falta de fe do doente
como se a cura divina fosse algo que a pessoa tenha que tomar posse


infelizmente falta ensino biblico para a maioria dos pentecostais

creio em curas mas isso ai e total ignorancia

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails