Categorias

Os Bastidores dos Milagres - Conexão Repórter

Eles arrastam multidões de branco. Homens e mulheres. Pessoas unidas pelo desespero, pela doença, pelas dificuldades, que já tentaram de tudo e apelam para a fé. Num país que convive com suas adversidades na saúde, na educação e em tantos outros setores, a religião supre uma necessidade quase inexplicável. Acompanhamos personagens polêmicos. Homens e até crianças que dizem ter o dom da cura. O milagre cara a cara com a ciência.
 Uma legião de branco invade uma cidade no coração do Brasil. Afinal são doenças do corpo ou da mente? E você, entregaria a sua vida na mão de um milagreiro? E a pergunta que intriga: quem são eles? Seguimos os passos de homens voltados à cura, aos milagres. Condição conquistada, segundo eles, depois de anos de trabalho. O que mais eles tem em comum? Atendem centenas de pessoas que desesperadas vão em busca de amenizar a dor, a doença, a falta de resposta da medicina. Mas, será que os poderes são reais? Ou tudo não passa de teatro? 

Professor Hirota, como é conhecido pelos seus adeptos, não faz intervenções invasivas. Com sotaque forte ele começa a atender logo cedo. Os atendimentos se misturam com curas espirituais. Pessoas vão tendo outras reações. Muitas mulheres passam mal durante a palestra. É preciso que pelo menos sete homens segurem uma mulher para ela não se machucar. Possuídas, o professor é chamado. Começa uma negociação com o suposto obsessor.  Quando a situação parece controlada, outra mulher parece ficar possuída. Mais homens usam a força. Ela resiste o tempo todo e xingam a platéia. O professor ri da situação. As crianças presentes na sala choram e todos que acompanham o ritual ficam em um silêncio pleno.
Nossa equipe acha algo suspeito. E não somos os únicos. Frequentadores também estranham o que assistem no templo em Atibaia. Josué, um dos voluntários do Professor Hirota, nos dá uma explicação. Para ele nada que estava acontecendo era incomum. Para algumas pessoas a cura do professor é incontestável. Para outras a única opção que resta. O misticismo e a ciência sempre vão andar em linhas diferentes. Reginaldo Pereira de Paiva é a prova de que a fé cega pode induzir ao erro. Desacreditado nos médicos ele procurou pelo milagreiro. Reginaldo seguiu os conselhos do professor Hirota. Diabético, ele deixou de tomar insulina. Reginaldo ouviu o curandeiro. E viu a morte passar perto.
João de Deus atende o mundo todo. Sua estrutura é frequentada por famosos e politicos internacionais. A estrutura  para atender os pacientes, muitos estrangeiros, impressiona. Os atendimentos as vezes passam de 2 mil em um único dia. Faz intervenções que para muitos, podem beirar o absurdo. Sem anestesias, sem higiene nenhuma, ele raspa o olho de um paciente. Algumas intervenções podem beirar ao absurdo. O rapaz é um Francês e parece anestesiado. Não fala nada, nem faz menção que esteja sentindo dor. Depois da operação, o rapaz é retirado da sala. Durante uma operação, um inseto pousa na mão do milagreiro. No final da cirurgia, João de Deus costura alguns de seus pacientes. Ele não gosta de falar em nome e acha que tudo é obra de seu sobrenome: Deus. O milagreiro teve uma infância pobre. E atribui a missão a uma força maior.
Era ainda uma criança quando descobriu que tinha um dom. Religião? Nenhuma especifica.
 
Os atendimentos não param. Depois de visitarmos os dois ´milagreiros´- Hirota e João de Deus, nossa investigação confronta o que dizem os milagreiros e os que garantem terem sido curados com o que diz a medicina tradicional. Os resultados são surpreendentes. Na Grécia encontramos um pai que teve a filha, com uma grave deficiência fisica, atendida por João de Deus e o programa mostra o que mudou desde então. Também ouvimos um médico que se surpreende com o "antes e depois" de uma paciente com tumor, desenganada pelos médicos.


Parte 1
Conexão repórter jornalista Roberto Cabrini


Parte 2



Parte 3



Parte 4
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails