Categorias

Muro separa católicos e protestantes na capital da Irlanda do Norte


A briga é antiga, mas piorou nos últimos 40 anos. Os dois lados se armaram e se mataram muito: houve 4 mil mortes e a separação acontece até hoje.
Assista a matéria do SBT Brasil pelo repórter Sérgio Utsch / Belfast-Irlanda e comente…



A cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte é cortada por um grande muro. O objetivo da construção é separar os cristãos. De um lado ficam os cristãos católicos, do outro, os protestantes.

Alguns trechos do muro, chamado de “linha de paz”, chegam a ter 15 metros de altura.

A existência dessa construção separa dois bairros e revela mais do que intolerância religiosa, também divergências políticas entre os dois grupos.

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. De um modo geral, os protestantes de Belfast aprovam a ligação com a Coroa Britânica e estão satisfeitos em compor o Reino Unido, que é de maioria protestante.

Já os católicos são, em sua maioria, nacionalistas, e defendem a unificação do território à República da Irlanda, seu país de origem, de maioria católica.

A rivalidade entre os dois lados dura décadas e se intensificou nos últimos 40 anos, com conflitos armados e atentados constantes. Nas paredes das casas da cidade é possível ver as homenagens que cada lado faz a seus mortos e a seus heróis.

Mais de 2 mil casas estampam essas pinturas. Algumas também incitam o ódio entre os dois lados.

O grande muro que divide a cidade possui centenas de portões, que permitem a travessia tanto de veículos como de pedestres.

Mas os moradores que precisam cruzar essa fronteira afirmam que não se sentem seguros do “lado inimigo”. Cruzar um dos portões significa assumir ser hostilizado pelo simples fato de ter uma religião diferente.

No começo da noite os portões são fechados, ninguém mais circula de um lado para o outro e as ruas ao redor do muro ficam desertas.

A rivalidade é tão grande que católicos e protestantes que, além de morarem em bairros separados, não frequentam os mesmo hospitais, não estudam juntos e até enterram seus mortos em cemitérios distintos.

Apesar do tratado de paz assinada há 14 anos, em abril de 1988, a cidade não conseguiu se reunificar. O clima é de rivalidade e as crianças são ensinadas desde cedo a odiar os que têm outra religião, sem nem mesmo compreender o motivo da intolerância.

A justificativa para a manutenção do muro é que os moradores dos dois bairros se sentem mais seguros assim.

Fonte: The Christian Post



Dica do Marcos Crecchi: assistam o filme domingo sangrento, baseado em fatos reais.

SINOPSE
 
A 30 de Janeiro de 1972, soldados britânicos, assasinaram 13 civis desarmados, que se encontravam numa marcha pelos direitos civis, em Derry, Irlanda do Norte. 

Este evento "Domingo Sangrento" foi um ponto de mudança importante, na história dos problemas da Irlanda, catapultando um incidente de menor conflito para uma guerra civil, conduzindo muitos jovens ao IRA, e fomentando um ciclo de 25 anos de violência.
 
O filme conta a história do "Domingo Sangrento" apenas num dia, desde o amanhecer ao anoitecer, desde a chegada de centenas de tropas ás ruas da cidade, até á violenta colisão entre soldados do regimento civil, e a multidão de civis. 

O filme segue os organizadores da marcha, policias, soldados britanicos, bem como civis dos dois lados da divisão religiosa. 

Foca em particular a historia de dois homens, Ivan Cooper, um líder idealista dos direitos civis, um protestante no campo católico, que partilha do sonho de Martin Luther King para uma mudança pacífica, e Gerry Donaghy, um rebelde católico de 17 anos, que anseia por assentar na vida e casar com a namorada protestante, que se vê envolvida em violentos confrontos com os soldados. 




Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails