Categorias

As sutilezas e intenções dos sorrisos





O que é um sorriso? É muito mais do que uma expressão alegre: é um ímã social, um medidor de confiabilidade, um dispositivo para difusão da raiva, um caminho para laços interpessoais desgastados, e um lubrificante para manter laços sociais em boas condições de funcionamento.

Tudo isso? Talvez por tamanhas boas características, o puxar dos cantos da boca para cima seja a expressão facial mais reconhecida do mundo.

Quem explicou tudo isso foi Marianne LaFrance, professora de psicologia da Universidade Yale, EUA, que investiga a ciência por trás do sorriso e seu efeito sobre política, trabalho, relacionamentos, e cultura.

Apesar do sorriso muitas vezes sinalizar felicidade, também pode transmitir uma gama de outras emoções, de diversão e constrangimento ao desprezo e decepção.

Há ainda diferenças de gênero no ato de sorrir: estudos sugerem que meninas e mulheres sorriem em média mais que meninos e homens.

Segundo LaFrance, uma razão para isso pode ser biológica. Pesquisadores descobriram que o músculo primário do sorriso, conhecido como zigomático maior, é mais grosso em mulheres do que em homens.

O que eles ainda não sabem, entretanto, é se as mulheres nascem com um músculo do sorriso mais bem-dotado e por isso o usam mais cedo, ou se o músculo engrossa porque elas o usam mais.

Uma segunda explicação poderia ser profissional: as mulheres ocupam mais serviços do setor de empregos como enfermeiras, professoras, assistentes de voo, na qual elas podem ser obrigadas a sorrir mais.

Mas há alguma evidência de que homens nestas profissões sorriem a mesma quantidade. Talvez ambos os sexos reconheçam que sorrir gera mais gorjeta!

Uma terceira razão pode ser que as meninas nascem com uma orientação mais positiva para a socialização. “Muitas vezes são as mulheres que organizam o calendário social, reduzem conflitos, e se preocupam com a vida emocional de outras pessoas”, aponta LaFrance.

Embora os sorrisos normalmente lancem um brilho positivo, nem todos podem ser tomados pelo seu valor nominal: eles têm um lado bom – o prazer de um pai ao ver o primeiro sorriso do bebê -, e um lado negro – um sorriso de duas faces em que a agradabilidade camufla os verdadeiros sentimentos de uma pessoa.

Outra desvantagem é que um sorriso pode ser uma grande máscara, e podemos ser facilmente ser enganados por um. Golpistas costumam usar um sorriso para entrar em nossas boas graças, e psicóticos os usam para parecerem encantadores. “Sorrir é um método que usamos para obter o que queremos, quando outras abordagens diretas não funcionam”, explica LaFrance.


Aqui estão outros fatos interessantes sobre sorrisos:

Os psicólogos sociais consideram o sorriso uma expressão facial padrão para as mulheres, e impassibilidade como a exibição de costume facial para os homens.

Os sorrisos tipicamente britânicos exibem tanto os dentes superiores quanto os inferiores, enquanto os americanos principalmente expõem seus dentes superiores.

Um estudo descobriu que os sorrisos falsos ou deliberados são, em média, 10 vezes maiores do que sorrisos genuínos, provavelmente porque os falsos são feitos para serem vistos.

Nos EUA, o emoticon feliz típico é : – ), e o triste : – (. Isso porque os americanos tendem a se concentrar na parte inferior do rosto para expressar emoções. Mas a atenção dos japoneses vai também para os olhos. Sendo assim, (^ _ ^) quer dizer feliz, e (;_;) significa triste.   


Fonte: [MSN]


Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails