Categorias

O ESPIRITISMO (Kardecista) REVISTO

O Espiritismo (Kardecista) Revisto

São inúmeras informações sobre movimentos religiosos e (ou) seus fundadores, que são desconhecidos pelo público em geral, (este artigo visa abordar ao menos uma, a saber, o Espiritismo, assim chamado, Kardecista (doravante denominada de “EK”). Aqui iremos avaliar a incompatibilidade entre este e o Cristianismo bíblico, ortodoxo e histórico. O Brasil é conhecido por ser o país com maior número de adeptos do Espiritismo (em suas várias nuances e em vários níveis de relacionamento), porém é evidente que nem todos os espíritas “tupiniquins” estão vinculados ao ramo Kardecista, eles estão espalhados pelos três tipos gerais de Espiritismo que existem no solo brasileiro).
  1. Baixo Espiritismo - Cultos Afro-Brasileiros (umbanda, quimbanda, candomblé, etc.) vudu, magia negra e outros.
  2. Médio Espiritismo - Kardecismo, Legião da Boa Vontade (LBV), Racionalismo Cristão, Igreja Messiânica Mundial, Perfect Liberty (PL), etc.
  3. Alto Espiritismo - Maçonaria, Sociedade Rosacruz, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, etc.


EK tem sido disseminado eficazmente por seu representante maior a Federação Espírita Brasileira (FEB), através da tradução e produção de literaturas, formação de pessoas no que eles intitulam filosofia, ciência e religião (doutrinas e práticas espíritas). A FEB também atua junto a questão de regulamentação, incentivo e apoio aos centros e órgãos kardecistas.

O codificador do Espiritismo moderno foi Hippolyte Leon Denizart Rivail, que em 1856 adotou o pseudônimo de "Allan Kardec" por acreditar ser a reencarnação de um druida celta que tinha esse nome que teria vivido no século 16. Lógico que essas informações sobre esse suposto druida foram fornecidas pelo próprio senhor Rivail, mas não podem ser comprovadas.

A maioria dos espíritas (ou simpatizantes) são oriundos do grupos ligados ao Cristianismo (imensa maioria oriunda do catolicismo romano). A razão disso é o fato crerem que o EK é um movimento cristão como dezenas de outros que existem na atualidade. Embora errônea esta compreensão é reforçada por declarações provenientes dos proponentes do Espiritismo, alegando haver "plena concordância" entre este e os ensinos de CRISTO.

Haja vista que no Ocidente (predominantemente cristão) tal atitude só tende a proporcionar benefícios às seitas que adotam amplamente.

Kardec em uma de suas principais obras diz do Espiritismo: "Ele não ensina nada contrário ao que Cristo ensinou,..." (Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo, 151ª edição, cap. 1 pg. 36). Nas literaturas espíritas existem muitas afirmações semelhantes a esta, o que nos impele a fazer um confronto doutrinário entre o EK e o Cristianismo. Se não houver antagonismo entre ambos, o EK poderá orgulhosamente intitular-se cristão. Porém, caso contrário, ficará comprovado o engano presente nestas afirmações de Kardec e outros espíritas.

Vamos apresentar uma tabela comparativa entre as posturas esposadas pelo EK e o Cristianismo.
Tópico Kardecismo Cristianismo
Bíblia Rejeita a autoridade e a infabilidade da Bíblia e não a tem como única regra de fé e conduta (Léon Denis - Depois da Morte - 17ª edição, 1ª parte, cap. 6 pags. 74 e 77). Aceita a autoridade e a infabilidade da Bíblia e a tem como única regra de fé e conduta (II Tm 3.6,17; Sl 19.8; 119.89; Pv 6.23; II Pe 1.19)
Os mortos A evocação dos mortos é prática comum no Espiritismo e segundo este é somente por meio dos espíritos que DEUS se comunica com os homens (Allan Kardec - O livro dos Espíritos 46ª edição - Introdução pg. 26 / Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo 151ª edição - Introdução pg. 27 Condena a evocação dos mortos (Is 8.19; Lv 19.31; 20.6; Dt 18. 9 a 14) e crê na suficiência da revelação de DEUS na pessoa de JESUS CRISTO e no testemunho escriturístico (Jo 1.18; 14. 8 a 11; Mt. 11.27; Hb 1.1; I Co 15.3 e 4; Jo 20.30 e 31; 21. 24 e 25; Rm 15.4; II Pe 1.19 a 21)
DEUS É deista, crê que DEUS criou o universo e ausentou-se para mui longe, estabeleceu leis imutáveis que o regem e não mantém relacionamento pessoal e direto com suas criaturas É teista; crê que DEUS criou o universo e o sustenta, é imanente e ao mesmo tempo transcendente à ele, porém mantém relacionamento pessoal com suas criaturas em amor (Gn 1; Jó 38 e 39; Sl 146 ate 148; Is 59.1; 57.15)
Trindade Não aceita esta doutrina (León Denis - Depois da Morte, 17ª edição 1ª parte, cap.6, pg. 75 Essa doutrina um dos pilares centrais do Cristianismo (Is 43.10; Dt 6.4; I Tm 2.5; Gl 1.1; Tt 1.1; Jo 1.1 e 14;At 20.28; 5. 3 e 4; I Jo 5.7)
JESUS Apenas um grande médium, possuidor de um espírito muito luminoso e o iniciador do Espiritismo (Eliseu Rigonatti - 52 lições de Catecismo Espírita; 14 ª edição lição 6, pg. 121 / Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo 151ª edição - cap.8 pg. 121) É o DEUS Todo Poderoso que por amor veio em carne, fazendo-se verdadeiro Homem para nossa salvação (Rm 9.5; Jo 20.28; Cl 2.9; Jo 1.1 e 14; Fp 2.5 a 9, Mc 10.45; II Co 5.19; At 20.28; Rm 5.1 a 11)
Ressurreição É negada (Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo 151ª edição - cap.4 pg. 59 / Allan Kardec - O livro dos Médiuns, 54ª edição, cap. 2 pg. 25) É uma das mais importantes realidades (I Co 15; Fp 4.16; Jo 6.40, 44 e 54; 11.25; At 24.15; II Co 4.14)
Reencarnação É o segundo pilar da doutrina espírita é a reencarnação (Allan Kardec - O livro dos Espíritos 46ª edição cap. 4 , pg. 120 / Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo 151ª edição - cap.4 pg. 59 e outros) Rejeita em absoluto a reencarnação (Hb 9.27; II Sm 12.15 a 23; Jó 7.8 a 10; Jo 9.1 a 3)
Sacrifício de JESUS Não há lugar, no seu credo, para o sacrifício expiatório de JESUS pela humanidade (Léon Denis - Depois da Morte - 17ª edição, 1ª parte, cap. 6 pg. 78) É o centro da mensagem do Cristianismo (Rm 5.8; I Co 15.3; Mc 10.45; Mt 26.28; I Pe 1.18 e 19)
Bem após esta análise, tornou-se clara a impossibilidade de aceitar, impassivelmente, que o EK se auto-intitule cristão. Fique claro que não foram comparadas todas as doutrinas do Espiritismo, pois, se assim o fizermos, o abismo que separa um do outro aumentaria.

Os proponentes do EK sabem disso, por este motivo se apossam ferozmente dos termos e idéias cristãs na tentativa de ocultar o verdadeiro caráter do EK, seguindo a risca o conselho do seu maior expoente, Allan Kardec, ou devo dizer dos espíritos demônios: "Cumpre que nos façamos compreensíveis, se alguém tem uma convicção bem firmada sobre alguma doutrina, ainda que falsa, necessário é que lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias: é para que não fique de súbito ofuscado e não deixe de se instruir conosco." (Allan Kardec - O livro dos Médiuns, 54ª edição, cap. 27 pg. 392)


Digite aqui o resto do post
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Anônimo disse...

Creio que comentarios superficiais dobre determinados assuntos cujo ao qual o autor se coorelaciona sendo "uma verdade ou uma mentira" impondo visao critica sem ao menos perceber o caracter moral ao qual a religiao (em geral) tende a encaminhar as pessoas. tenho por convicção que nao nos foi deixado religiao, que as religioes sao materialistas pertencentes as leis de homens, seje comparada em tabelas: ao ensinamento em todas as religioes cabe se mandamentos cujo ao qual um dos é : amai-vos uns aos outros como eu vos amo.

Antes que alguma religiao ou crença seje comparada com qualquer religiao ou crença deva ser por si propria comparada a si mesmo, como um ser errante a caminho do bem ou homem de bem, jamais subjulgar por conhecimento proprio pois cabe aos olhos analisar tambem nao somente o conhecimento falado ou escrito pois a qualquer ser independente (homens)pertencentes de religiao tende a buscar o caminho, a verdade , a vida;

Sereis homem de boa fe em acreditar que tudo que aqui na terra esta é para melhora de nos mesmos inclusive o mal.

Atemciosamente:

Alisson

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails