Categorias

APRENDA A LIDAR COM A TRISTEZA

Aprenda a lidar com a tristeza

A tristeza é sentimento que responde a estímulos internos e externos; é uma resposta natural a frustrações e a situações de perda.
A tristeza é uma resposta que faz parte de nossa forma de ser e estar no mundo. Ninguém recebe noticias boas o tempo todo.
Na vida, não há como fugir da tristeza. Portanto, não leve tão a sério os comercias, em que tudo parece sempre imutavelmente lindo, alegre, perfeito... Tão perfeito que até os cachorros parecem sorrir o tempo inteiro.
E não é apenas na mídia que se vê uma busca pela perfeição e pela felicidade imediata e eterna. Vivemos em uma época na qual a felicidade constante é uma obsessão de todos. Muitas pessoas hoje vivem buscando a felicidade, sem darem conta de que a tristeza faz parte da vida, e quando passam por momentos de dor e frustração, sentem-se até culpadas, estranhas, diferentes das outras.

A obrigação de ser feliz o tempo todo está virando uma obsessão para muitos, a ponto de gerar angústia, porque as pessoas que só pensam em ser feliz o tempo todo sofrem muito mais, distanciam-se das pequenas alegrias da vida e não amadurecem, porque como observou o psicólogo americano Martin Seligman, a tristeza é um dos raros momentos que nos permite refletir, voltar o olhar para nós mesmos e conhecer-nos melhor, para saber o que queremos, do que gostamos o que está errado. E somente com essa clareza de dados é que podemos buscar as atividades que nos dão prazer, que nos fazem felizes.
A tristeza com relação a algum fato nos leva a pensar sobre ele e a buscar soluções, ou seja, a tristeza é um mecanismo psíquico que nos dá condições de refletir sobre nós mesmos para evitarmos a repetição de erro.
O sábio Salomão sabia disso, por isso declarou: Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas coração dos tolos, na casa da alegria (Eclesiastes 7.2-4).
Assim como a dor e o medo, a tristeza nos ajuda a sobreviver, porque, se não sentíssemos medo, poderíamos atravessar uma rua sem olhar o sinal; se não tivéssemos dor, como o organismo poderia avisar de que algo não vai bem? Se não tivéssemos tristes, como perceberíamos que nos comportamos/ relacionamos mal ou fizemos escolhas erradas? Enfim, a tristeza é saudável quando é um sentimento passageiro e leva-nos a reflexão. Mas, para que não se torne um estado mórbido de melancolia, você deve vivenciar e expressar a sua tristeza através da fala. Por isto, na Bíblia, somos incentivados a orar, a falar com Deus e contar-lhe tudo que pensamos, sentimos e desejamos. Em especial no livro de Salmo, vemos vários “desabafos”, como este do rei Davi: Como a corsa procura ansiosamente um riacho, assim eu te procuro e desejo, ó Deus. Sinto sede de Deus, do Deus vivo. Quando será que poderei estar de novo na sua presença? Dia e noite choro de saudade enquanto meus inimigos, para zombar de mim; perguntam: ”Então, onde anda esse seu Deus?”.
Quando me lembro de como costumava ir à frente do povo que subia ao templo para adorar, cantando de alegria e louvando a Deus, numa grande festa, minha alma fica cheia de tristeza. Porque ficar triste e desanimado? Tenha confiança em Deus! Ainda voltarei a louvar ao Senhor, meu Deus e minha ajuda. Sinto a minha alma abatida e por isso procuro lembrar do teu poder, enquanto moro nesta terra, entre o rio Jordão, o monte Hermom e o monte Mizar. Todas as tuas ondas passaram sobre mim, fazendo lembrar o barulho de grandes cachoeiras.
Mas, para vencer tudo isso, a cada dia o Senhor me dá o seu amor cuidadoso e constante. Durante as noites eu canto em seu louvor e oro ao meu Deus, que me dá vida, dizendo: “Ó Deus, minha Rocha, por que te esqueceste de mim? Por que tenho de viver sofrendo e chorando por causa dos ataques dos meus inimigos? Cada vez que eles, zombando, perguntam:’Então, onde anda esse seu Deus?’, é como se um de seus ossos fosse quebrado”. Por que ficar triste e agitado, meu coração? Não é preciso! Confie em Deus; eu ainda louvarei o Senhor, o Deus que sempre me ajuda. (Salmo 42 Bíblia viva)
O apóstolo Paulo nos revelou que, em muitos momentos de dificuldades em sua vida, quando a tristeza invadia o seu ser, ele procurava a ajuda de Deus, e o Senhor o consolava com a companhia e o carinho dos amigos e irmãos em Cristo (ver 2 Co 7.5-10; Fp 2.25). Então, compartilhe sua tristeza com um amigo de confiança. Não fique sofrendo calado, isto não lhe fará bem. Abra o seu coração e conte para Jesus qual é a sua dor, ore, clame. Peça ajuda a Ele, mas converse com outra pessoa de sua confiança sobre aquilo que o incomoda, você será beneficiado.
O Choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
(Salmo 30:5)
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Izabel Valencia disse...

por favor, não esqueça dos créditos à revista Fiél.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails