Categorias

IGREJA OU DISNEYLANDIA


















Samuel Torralbo

Infelizmente, parece que o desejo do homem pós moderno é pela existência em um mundo que se assemelhe a uma Disneylândia para adultos. Possivelmente, seremos conhecidos pelas gerações futuras como uma sociedade de infantiloides, adultos com almas apequenadas, que buscavam a qualquer custo o mundo mágico do entretenimento, conforto, e diversão. Se não bastasse isso dentro da cultura pós moderna, os indícios de que boa parte do que hoje é conhecido como Igreja de Cristo Jesus também parece comungar do mesmo ideal existencial.

Os sinais são inúmeros, igrejas que aos poucos vão se tornando casas de espetáculo religioso, comunidades cristãs que gradativamente vão perdendo a essencialidade do culto, transformando-se em verdadeiros cassinos de milagres, o aumento de pessoas mimadas que servem a um "Deus" refém de suas taras materialistas narcisistas, e por ai vai.

Em um tempo de extremo relativismo, onde cada qual constrói e defende sua própria verdade, as duas referências inabaláveis que sempre apontaram para a verdade, tornam-se extremante necessárias: 1) a Palavra de Deus – que sempre pontuou uma igreja cristocentrica e bibliocentrica, que jamais buscou o entretenimento ou o conforto que objetiva apenas o egocentrismo, 2) a história da Igreja – que novamente aponta para uma igreja sofredora, relevante, que jamais se conformava com o mundo.

Com isto, não estou declarando aversão a recreação ou a diversão. É evidente que, todo individuo necessita de tempo para o lazer, diversão e descanso, porém, é inaceitável quando procuram fazer do culto um tempo de recreação, da pregação um discurso de auto ajuda, e da comunhão entre irmão um ajuntamento de interesses particulares e egoístas.

Uma vez que, a Igreja de Cristo Jesus é constituída por seres humanos, é obvio que ela deverá ter tempo para o descanso, recreação e lazer, porém a essência da Igreja não é a diversão ou o entretenimento. Podemos observar segundo a narrativa do Evangelho que Cristo Jesus não se eximia em participar de festas, jantares e outros momentos de interação social, porém Ele tinha muito bem definido a sua missão – “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19.10)

Do mesmo modo, num tempo de grande apetite por entretenimento e diversão, que objetiva apenas massagear o ego humano, a Igreja semelhantemente ao seu Senhor precisa ter definida a sua essência e missão – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16. 15).

Porque doutro modo, (a Igreja) certamente perderá sua essência, correndo o risco de se tornar apenas um centro religioso recreativo de adultos esquizofrênicos na alma, que insistem em se comportar diante dos princípios divinos como eternos meninos que jamais desejam crescer.

***
 
Fonte: Púlpito Cristão.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails