Categorias

Igreja evangélica dos roqueiros "sofre preconceito"



Para os evangélicos, eles cultuam o satanás. Pelos metaleiros, são criticados pelo seu jeitão bem comportado. Assim, entre a cruz e a espada  resiste desde 2006, no alto do Ipiranga, região sul, a primeira igreja gospel frequentada por roqueiros de São Paulo.

"Sofremos com o preconceito dos dois lados", diz o pastor Antonio Carlos Batista, 46, fundador da Crash Church (ou "igreja do impacto", na tradução dos fundadores).

"Acolhemos quem não quer nem vestir terno nem cortar os cabelos para louvar o Senhor, nem ser violento ou negar Jesus Cristo só por causa do som que gosta de ouvir".

No domingo em que a São Paulo visitou o templo, 50 jovens cabeludos, tatuado, vestindo anéis, piercings, roupas rasgadas e longos coturnos se reuniam às gargalhadas na calçada.

Quem passa pela igreja-uma sala comercial pintada de preto-não entende de cara o que ocorre por ali.

Os metaleiros não bebem o fumam, só conversam. "Nossa droga é Jesus", diz uma fiel de cabelos verdes.

Às 17h, um solo estridente de guitarra dá o sinal: começou o culto. Do lado de dentro, paredes escuras grafitadas com desenhos gigantes d coroas de espinhos levam ao salão principal, onde está o palco/altar.

"Deus não te deixa só", "Ele está dentro de nós", "a vida é um ato de amor", canta, aos berros, um coro de duas mulheres e um homem, de cabelões e roupas pretas. Quando a música termina, a plateia aplaude e grita "aleluia" e "glória a Deus".

No intervalo entre as canções, a vocalista  se lembra, emocionada, de um salmo sobre o sangue de Jesus - o guitarrista acompanha dedilhando o instrumento com força proporcional  à intensidade dos versículos.

Se a etapa inicial do culto lembra um show de rock qualquer, é quando as luzes do palco se apagam que a louvação começa de verdade.

De mãos dadas para o céu, o pastor aparece num púlpito de pedra e convida os presentes a se abraçarem
(o solo de guitarra  no fundo cresce quando ele diz "aleluia").
 
Começa uma roda de cura espiritual "contra ansiedade". Depois, o líder religioso anuncia a programação da igreja para as próximas semanas e cumprimenta, um a um, quem visita o culto pela primeira vez.

"Uma salva de palmas para o repórter e o fotógrafoque nos acompanham" diz, enquanto a reportagem se encolhia no fundo do salão.

Um jovem magro, de cabelo dourado, cheio de gel fixador, é convidado a dar um testemunho.

"Consegui um trampo num restaurante", diz, ao lado do pastor Batista. "Sou responsável pela parte de bebidas e estou muito feliz". Aplaudido, ele prossegue: "Mesmo antes, eu sempre fiz questão de pagar o dízimo". 

É essa a senha para a coleta do dinheiro. Em fila, os fiéis caminham em direção a uma urna com pequenos envelopes recheados. Não fossem preto, eles também seriam como os usados em outros templos religiosos.


Um  show dentro da " igreja" vídeo abaixo!





Voz de Trovão


No ritmo dos gritos " amém" do pastor (com voz gutural, tipo show do Seputura), o culto segue por mais duas horas.

" O povo de Israel sempre foi guerreiro. Nós estamos em constante luta contra Satanás," diz o pastor, que também é vocalista da banda AntiDemon, com a qual já viajou por outras igrejas alternativas por 31 países.

Com uma bíblia cheia de adesivos de bandas, ele fala à reportagem  sobre sua conexão que percebe entre o heavey metal e a mensagem divina.

" Está escrito numa passagem  que a voz de Deus é como um trovão. Outra indica que o barulho do céu é ensurdecedor. No rock é igual".

Ele diz que sua principal luta é contra os esteriótipos."Já fui barrado em hospital quando fui visitar um fiel que estava doente. Não usava uma gravata, então não acharam que eu não era pastor. Puro preconceito".

Julgamento à parte. diz o pregador de sua igreja é "bem careta".

" Ninguém aqui transa antes do casamento. E nós não acreditamos em um terceiro sexo. Gays são bem vindo - porque precisam de amor e ajuda".



Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/03/1428935-igreja-evangelica-frequentada-por-roqueiros-luta-contra-preconceito.shtml

23/04/14


Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails