Categorias

Porque as campanhas nas “Igrejas Evangélicas” são intermináveis?


  Assim caminha a humanidade, vivendo e desaprendendo.

"Igreja Internacional sem graça de Deus"  Jd. Primavera  ( Foto: Marcos Crecchi).







Sinceramente não consigo olhar para as chamadas campanhas na igreja evangélica hoje sem questionar dois pilares que são fundamentais na realização de qualquer tarefa, alvo ou projeto que alguém possa estabelecer. Os quais são: objetivo e resultado; perguntas estas que com certeza podem dar sentido a esta breve reflexão.

Mas por favor, não pensem que sou algum tipo de cristão raio X querendo revelar os segredos dessa mágia que superlotam os templos semanalmente. É que chega à hora onde expor algumas vísceras para serem desinfetadas, costuma fazer bem ao corpo. Por isso, tenho o prazer de convidar você para pensarmos juntos.


Você já se perguntou qual o objetivo de determinada liderança quando lança uma campanha nos moldes do tipo: sete passos para…, semana da vitória, semana do impossível, etc.? Pois eu já! Certa feita eu perguntava a um pastor, qual a necessidade em propor um serviço dessa natureza na igreja.

Imediatamente ele me disse que era preciso trabalhar a fé do povo e que as campanhas são um excelente meio para isto, pensamento este que não parece ser diferente da maioria. O que de fato contraria o ensino de
Rom.10:17 onde diz: “que fé vem pelo o ouvir a palavra de Deus”, e não pelo o mérito de qualquer campanha.

Observem que as tais campanhas nunca terminam, pois quando uma chega ao fim do seu ciclo, outra já é anunciada no mesmo dia. Não tenho dificuldades em dizer que as infinitas campanhas na verdade são instauradas para gerar um processo de fidelização de fiéis; ou seja, você estabelece sete semanas disso ou daquilo e terá como recompensa neste período, aquelas mesmas pessoas fidelizadas em seus cultos, garantido assim bom número de expectadores e contribuições.

Para instituições que visam fama e fins lucrativos a ideia é fenomenal, pois se trata de uma jogada de marketing violenta! Porém, não atende a nenhuma das expectativas do Reino, que por sua vez propõe relacionamento e governo de Deus em nós, propostas estas que as campanhas evitam mostrar.


Mais heresias do  " Missionário " Erre Erre Soares/ Igreja sede no centro de São Paulo 
( Foto: Marcos Crecchi ).
 

Outro ponto a ser observado e que é lamentável, são os prêmios do ego oferecidos nas ditas campanhas semanais, os quais são: cura física, conquistas de casa própria, carros, promoção no emprego, pagamento de dívidas, entre outros. 

O que faz milhões de evangélicos marcharem incansavelmente semana após semana aos templos em busca dessas coisinhas; bem diferente do que Paulo ensina em colossenses 3:1-3 quando orienta a igreja a pensar e buscar o quem vem de cima onde Cristo está assentado.

Será que não é hora de analisar por que não existe campanha para se buscar o dom do amor, campanha pela paz que é um fruto do Reino ou porque não se faz a campanha pela justiça? Penso que os irmãos deveriam questionar e pensar um pouco mais a respeito destas coisas.

E quanto ao resultado das campanhas; desculpe-me quem discorda, mas não vejo saldo expressivo para o Reino. Primeiro porque as pessoas vivem em busca das “bênçãos” supracitadas; atividades estas que não habilitam ninguém ao Reino de Deus. 

Segundo que as tais campanhas criam pessoas peritas no que Deus faz, mas indoutas em quem Deus é; devido às distorções e pobreza da teologia apresentada.

E o terceiro mal é que se tem uma geração de viciados em campanhas, de maneira que, não é difícil vê a migração de fiéis para outras denominações por faltar campanha em sua igreja, ou por considerar a mesma desinteressante.

O que tem feito muitos líderes repetir a mesma campanha do colega, gerando assim uma proposta única e lamentável de Igreja. Enfim, penso que as campanhas são intermináveis porque intermináveis são os desejos deles por platéias e contribuições.







Campanha da lâmpada  feita primeiramente pela empresa universal do reino dos homens, agora a Internacional do Erre Erre Soares está copiando a mesma campanha.



Igreja Mundial colocou a venda “martelo da Justiça”- Assista




Igreja Mundial oferece colher de pedreiro ungida por R$ 153,00






Conclusão: Bom, tenho que parar por aqui, já que essas  campanhas são intermináveis!

 Pr, Marcos Crecchi.


 19/05/13


Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

Anônimo disse...

A teologia da prosperidade tem levados muitos a frustração quando não conseguem alcançar um determinado objetivo, estão deixando o verdadeiro evangelho, o evangelho da salvação. Deixando de lado o que JESUS nos ensinou que é buscar em primeiro lugar o Reino de DEUS e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas.

Marcos Crecchi disse...

Concordo com você anônimo, o sagrado se tornou profano. Mas o povo também tem culpa nesse mercado da fé,ou seja,são consumidores dos produtos!

Anônimo disse...

Marcos Crecchi....Sabe o que é pior de tudo...se você chegar para um "prega-dor" desses da IIGD, IMPD, IURD, etc... que o estudo TEOLÓGICO é importante, eles zombam de você, isso ja aconteceu comigo..ai sem argumento ou base bíblica, eles entorpecem a mente dos pobres coitados que sofrem, confesso que cometi este erro, mas graças ao estudo das escrituras o Espírito SAnto Abriu meus olhos para a verdade, percebi que estava farreando com bodes e não apascentando ovelhas, não estava levando ninguém a salvação.
Claro que bens materiais nós precisamos, mas o maior direito humano é a salvação...e isso eu não estava visualizando...o negócio era a "meta" não a de Cristo..mas a imposta pela liderança...
Tenho visto hoje muitos prega-dores..se transformado em pastores, porque estão abrindo os olhos..mas precisa de muito mais, é só eles terem o interesse de consultar as escrituras..que vão perceber que também estão no engano..!!!
Esta acontecendo mais uma reforma na igreja!!!!
E Hoje o povo está tão acostumado com essa bagunça, que está difícil quebrar as barreiras ..mas com homens que tem a mesma unção de João Batista..chegaremos lá
Graça e Paz
Pr. Cristiano Melo

Anônimo disse...

Td isto é mister que aconteça, mas ainda não é o fim...mat 24:6; 10,11,12 e 13.
o verso 13 diz : mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Oséias escreveu cap. 6:3
Então conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, como a alva será a sua saída: e ele virá a nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
O Senhor nosso Deus está interessado em nossas vidas, ao passo que estamos preocupados com os cuidados desta vida...
Jesus enfatizou a sua missão era buscar e salvar o homem perdido, Lucas 19:10
Joao Batista clamou dizendo: Todo vale sera exaltado e se aplanara todo monte e outeiro; e oque tortuoso se indireitará , e os caminhos escabrosos se aplanarão.Lucas 3:5
Judas escreve, exorta-nos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
att. Wanderlei

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails