Categorias

Presidente sul-africano pede orações pela melhora de Mandela


Ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em rara aparição na TV, em maio passado

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu nesta segunda-feira aos seus compatriotas que façam orações pelo ex-presidente Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid e que se recupera de uma internação de 19 dia. 

"Devemos conservar a família Mandela em nossos pensamentos e nossas orações até que Tata [pai] se recupere totalmente", disse Zuma na mensagem de fim de ano.

O chefe de Estado não divulgou nenhuma notícia direta sobre a saúde do primeiro presidente negro da África do Sul, que tem 94 anos.

Mandela, vencedor em 1993 do Nobel da Paz, ficou internado entre dos dias 8 a 26 de dezembro últimos por conta de uma infecção pulmonar e para retirada de cálculos biliares. 

Ele, portanto, passou o Natal no hospital, acompanhado da mulher, Graça Machel, e de vários membros da sua família, além de ter recebido a visita de Zuma. Depois de receber alta, retornou para sua casa, em Johannesburgo.

Desde então, a Presidência sul-africana e a família afirmam que Mandela está bem e se recupera com tranquilidade.

Zaziwe Manaway, neta de Mandela, disse à rede de TV americana CNN nesta sexta-feira que o avô "está bem". "Pode ser muito doloroso para nós ouvir essas mensagens na mídia social de que nosso avô vai para casa para morrer. É insensível".

Foi a terceira vez que Mandela foi hospitalizado nos últimos dois anos, embora se encontre sob permanente vigilância médica em sua residência. Sua última aparição em público foi no encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.

Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até sua eleição como governante, em 1994.
No último dia 18 de julho, o ex-mandatário celebrou seu 94º aniversário na cidade oriental de Qunu, onde passou sua infância.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu nesta segunda-feira aos seus compatriotas que façam orações pelo ex-presidente Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid e que se recupera de uma internação de 19 dia. "Devemos conservar a família Mandela em nossos pensamentos e nossas orações até que Tata [pai] se recupere totalmente", disse Zuma na mensagem de fim de ano.

O chefe de Estado não divulgou nenhuma notícia direta sobre a saúde do primeiro presidente negro da África do Sul, que tem 94 anos. 



Fonte: Folha de São Paulo 
Acesso: 31/12/12
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails