Categorias

Pastor brasileiro "abre portas" de igreja após massacre nos EUA


Pastor brasileiro Walcir da Silva em sua igreja na cidade de Bethel, que atende a fiéis que têm filhos na escola Sandy Hook

O pastor evangélico Walcir da Silva é brasileiro e mora em Bethel, Connecticut, há cerca de dez quilômetros da escola de Sandy Hook, Newtown (EUA), local onde um atirador matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças, nesta sexta-feira, dia 14.

A BBC Brasil o entrevistou e mostrou como as igrejas evangélicas têm sido pontos de refúgio para a população.

“Em uma hora destas, o pessoal encontra nas igrejas um verdadeiro refúgio", afirma o pastor. Segundo ele, “o efeito do massacre no vilarejo de Newtown foi comparável o de um desastre natural de escala muito maior”.

Morando há cerca de um ano e meio na comunidade, distante apenas pouco mais de dez quilômetros da escola de Sandy Hook, Newtown, Walcir se diz "impactado com a reação das pessoas à procura de conforto religioso".

"É uma crise que vai além do social, não é uma crise comum", disse ele por telefone à BBC Brasil. "É um ato de violência que expõe a fragilidade da sociedade em que vivemos. Uma sociedade em que alguém, de um instante a outro, pode fazer algo assim e causar tanta destruição."

 Vigílias
 
Depois do massacre, muitas igrejas nas proximidades de Newtown anunciaram vigília de 24 horas para velar pelas vítimas.

O musical que seria apresentado na Igreja Comunitária de Walnut Hill, onde o pastor Walcir se encarrega do ministério da diversidade, fazendo sermões em português, também foi desmarcado.

A igreja atende a cerca de 2.200 fieis, entre os quais muitas famílias cujos filhos estudam na escola de Sandy Hook. Até o fim da sexta-feira, não havia informações de que nenhuma delas estivesse entre os mortos.

Diferente de Estados como Oklahoma, Tennesse ou Arkansas, onde mais da metade da população se diz evangélica, em Connecticut essa proporção fica em menos de 10%, de acordo com números do centro de pesquisas Pew Religion.

Por isso, para o pastor Walcir, o sentimento religioso despertado de forma tão "rápida" nas pessoas que buscaram as igrejas após a tragédia de Sandy Hook ilustra a grande necessidade espiritual que o massacre criou.

"Já recebi muitas ligações de pessoas aflitas e chocadas", diz. "Passei o dia à disposição para atender telefones, compartilhar e orar. Nossa igreja está aberta hoje como um lugar de oração."

A Walnut Hill Community Church tem 21 pastores e ele foi um dos que se voluntariaram para se revezar em acolher os fieis em busca de oração e aconselhamento.
 
"Este acontecimento tem os ingredientes necessários para que o povo americano faça uma oportuna e necessária reflexão sobre os seus valores relacionados a algumas de suas muitas 'liberdades", dentre as quais o "direito à posse de armas e munições'', escreveu o pastor, em um email à BBC Brasil na noite da sexta-feira.

"Minha expectativa é que algum benefício advenha deste grande malefício."

 Legenda: Pastor brasileiro Walcir da Silva em sua igreja na cidade de Bethel, que atende a fiéis que têm filhos na escola Sandy Hook. (Foto: Walnut Hill Community Church).

 Fonte: BBC Brasil

 Acesso: 15/12/12
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails