Categorias

Arcebispo denuncia ao papa corrupção no Vaticano, diz imprensa

Cidade do Vaticano Praça de São Pedro


O atual núncio da Santa Sé nos Estados Unidos e ex-secretário-geral do Governatorato da Cidade do Vaticano --o Governo que administra o Estado--, o arcebispo Carlo Maria Vigano, denunciou em carta a Bento XVI a "corrupção e a má gestão" na administração vaticana, informou a imprensa italiana nesta quarta-feira.

Os jornais "Corriere della Sera" e "Libero Quotidiano" publicaram partes dessa carta, divulgada pelo apresentador do programa "Gli Intoccabili" (Os intocáveis), do canal de televisão privado "A7", Gianluigi Nuzzi.

Segundo Nuzzi, citado pelo "Libero Quotidiano", o arcebispo italiano, de 70 anos, enviou uma carta a Bento XVI em 27 de março de 2011 na qual se lamentava das "corruptelas e privilégios" que tinha visto após assumir o cargo de secretário-geral do Governatorato em julho de 2009.

Vigano teria dito que a situação que viu "causaria desconcerto em todos aqueles que acharam que seria possível sanear tantas situações de corrupção e prevaricação há muito tempo radicadas na gestão das diferentes direções da administração vaticana".

SITUAÇÃO DESASTROSA

Em outra carta, segundo o "Corriere della Sera", Vigano escreve: "jamais teria pensado em me encontrar perante uma situação tão desastrosa, que apesar de ser inimaginável era conhecida por toda a Cúria".

O arcebispo denunciou, de acordo com o jornal, que no Vaticano "trabalham sempre as mesmas empresas, enquanto outras ficam de fora, porque não existe transparência alguma na gestão dos contratos de construção e de engenharia".

Ele denunciou, entre outras coisas, que a Fábrica de São Pedro, que se encarrega da manutenção dos edifícios vaticanos, apresentou uma conta "astronômica", de 550 mil euros, pela construção do tradicional portal de Belém colocado na Praça de São Pedro em 2009.

BANQUEIROS

O arcebispo afirmou também que os banqueiros que integram o chamado "Comitê de finanças e gestão" se preocupam mais com seus interesses, e em dezembro de 2009 perderam em uma operação financeira US$ 2,5 milhões.

Vigano relatou em suas mensagens ao papa que durante sua gestão conseguiu que o Vaticano passasse de 8,5 milhões de perdas em 2009 a um lucro de 34,4 milhões em 2010.
Segundo Nuzzi, com sua política de rigor o arcebispo ganhou muitos inimigos e por isso foi tirado do Governatorato e enviado como núncio (representante diplomático) aos EUA. 


Fonte: Folha online 25/01/12
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails