Categorias

Desculpas vazias quanto ao dízimo


O dízimo é o recurso que Deus estabeleceu para o sustento de missionários, obreiros, aquisição de terrenos, compra de literatura, assistência social, bem como toda a manuntenção e extensão da obra de Deus sobre a terra.
 Se no judaísmo os adoradores traziam 10% de tudo o que recebiam para a manuntenção da Casa de Deus e dos obreiros pobres, bem como para atender às necessidades dos pobres, muito agora, que a Igreja tem o compromisso de fazer discípulos de todas as nações.
Nesta reflexão, veremos algumas desculpas vazias quanto ao dízimo:


1) A primeira desculpa é a justificativa teológica – O dízimo é da lei. Sim, o dízimo é da lei, é antes da lei e também depois da lei. Ele existiu no sacerdócio de Melquisedeque, no sacerdócio levítico e no sacerdócio de Cristo. A graça vai sempre além da lei (Mt 23.23). Se a lei nos isenta do dízimo, então também nos isentará da justiça, da misericórdia e da fé, pois estas também são da lei. Ainda que o dízimo fosse uma prática exclusiva da lei, mesmo assim, deveríamos observá-lo, pois também o decálogo é da lei e nem por isso sentimo-nos desobrigados de obedecê-lo.

2) A segunda desculpa é a justificativa financeira – O que eu ganho não sobra. Dízimo não é sobra, é primícia. Deus não é Deus de sobra, de resto. A sobra nós damos para os animais domésticos. A ordem de Deus é: “Honra ao Senhor com as primícias da tua renda” (Pv 3.9). Os homens fiéis sempre separaram o melhor para Deus, ou seja as primícias (Ex 23.19; 1Cr 29.16; Ne 10.37). Se não formos fiéis, Deus não deixa sobrar. O profeta ageu diz que o infiel recebe salário e o coloca num saco furado, vaza tudo. Hoje os cristãos gastam mais com cosmético do que com o Reino de Deus. Investem mais em coisas supérfluas do que com a salvação dos perdidos. Gastamos mais com aquilo que perece do que com a evangelização do mundo.

3) A terceira desculpa é a justicativa matemática: “Eu não entrego o dízimo, porque tem crente dizimista pobre”.  Não basta apenas ser dizimista, é preciso ter motivação correta. É um ledo engano pensar que as bençãos de Deus limitam-se apenas às coisas materiais. As pessoas mais ricas e mais felizes do mundo foram aquelas que abriram mão do que não podiam reter, para ganhar o que não podiam perder. Dízimo não é barganha nem negócio com Deus. Precisamos servir a Deus por quem Ele É e não pelo que vamos receber em troca. Se o seu coração está no dinheiro, você ainda precisa ser convertido. Jesus disse que a vida de um homem não consiste nas riquezas que ele possui. Nada trouxemos para este mundo, nada levaremos dele. O máximo que o dinheiro pode oferecer ao homem é um rico enterro. Riqueza sem salvação é a mais consumada miséria.

4)  A quarta desculpa é a justificativa sentimental: “Eu não sinto que devo entregar o dízimo”.  Pagar o dízimo não é questão de sentimento, mas de obediência. O cristão vive pela fé e fé na Palavra. Não posso chegar diante diante do gerente e dizer que não sinto vontade de pagar a dívida no banco.  Não posso encher o meu carrinho de compra no supermercado e depois dizer para o caixa: “eu não sinto vontade de pagar essa dívida”. Apropriar-se do dízimo é desonestidade, é roubo, é subtrair o que não nos pertence.

5) A quinta desculpa é a justificativa da consciência: “Eu não sou dizimista, mas dou oferta”.  Dízimo é dívida, oferta é presente. Primeiro, você paga a dívida, depois dá o presente. Não posso ser honesto com uma pessoa, se devo a ela dois mil reais, e chego com um presente de seiscentos reais, visando, com isso, liquidar a dívida. Não podemos subornar a Deus. Ele não pode ser comprado nem enganado. Deus requer fidelidade.

Nele, Pr Marcelo Oliveira


Bibliografia: Baldwin, Joyce. Ageu, Zacarias e Malaquias. Ed. Vida Nova

Filho, Isaltino Gomes. Malaquias, nosso contemporâneo. Ed. Juerp

Lopes, Hernandes Dias. Malaquias. Ed. Hagnos


  Fonte: http://www.davarelohim.com.br
Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

Laudinei Vicente disse...

Desculpem mas o texto já começa de forma erronea , quando diz que o dizimo é a forma que Deus estabeleceu para... É uma afirmação sem amparo biblico,se estou errado, por favor, me poste o texto biblico.
O dizimo foi estabelecido por Deus para sustento dos levitas, serviços de templo a ajuda ao pobres, durante a LEI.
De fato a biblia o menciona antes e depois da lei, mas nunca como mandamento para sua Igreja.
Antes da lei foi um ato unico de Abraão que dizimou ( só esta vez) sobre os despojos de guerra. Tem tambem uma promessa de Jacó a Deus de dizimar SE... ( e isso aconteceu muito tempo depois e a biblia não menciona se ele dizimou ou não, se dizimou foi muito depois e foi um dizimo de "troca")
No novo testamento ãlem do fariseu que queria se justificar com seus atos, entre ele o dizimo, não há mençaõ de ninguem dizimando ou ensinando a dizimar.
O famoso texto de MAteus citado do fazei isso sem omitir aquilo, começa com "fazei TUDO o que os escribas e fariseus ensinam (todo a lei e muito mais )", logo usar o texto para justificar o dizimo justificaria seguir toda e lei.TODO ELA.
E mais: o dizimo segundo a lei era somente para produtos do campo e de animais ( alem disso quem vivia dele, os levitas não tinham direito a propriedade e herença como os "neos levitas" e trabalhavam de fato o tempo todo no templo.
Dizimo como forma de contribuição não é errado, o errado é usar textos biblicos fora do contexto para ensina-lo , errado é dizer que é mandamento, errado é obrigar ou induzir alguem a da-lo. Errado é ver as contribuições, entre ela o dizimo, não ter a prioridade de ajudar os necessitados como o NT ensina.

Michel disse...

Aqui neste link abaixo, cae por terra todos estes argumentos acima!

http://semeador.forumeiros.com/t729p100-o-dizimo-ainda-e-obrigatorio-foi-abolido-ou-esta-em-vigor#5467

Abraço

WladimirCN disse...

...o IRMÃO Laudinei Vicente ESTÁ COM TODA A RAZÃO! EXCELENTE E RESPEITOSA EXPLICAÇÃO!

Marcos Crecchi disse...

Nossa, quanta avareza nos irmãos!

Anônimo disse...

Ótima explicação de Laudinei Vicente!Dizimo como forma de contribuição não é errado, o errado é usar textos biblicos fora do contexto para ensina-lo , errado é dizer que é mandamento, errado é obrigar ou induzir alguem a da-lo. Errado é ver as contribuições, entre ela o dizimo, não ter a prioridade de ajudar os necessitados como o NT ensina.

Laudinei- NEI disse...

Marcos Crecchi ,na falta de argumentos lógicos e bíblicos e mais fácil falar em avareza. Avareza não é tema em questão e não existe ligação entre dizimo e avareza. Conheço dizimistas avarentos e não dizimistas liberais. Dispa-se de preconceitos e receita pronta e valie os argumentos.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails