Categorias

"Solidão prejudica saúde mais do que obesidade", afirma pesquisador

Eclesiastes 4.10  mas ai do que estiver só

Segundo o psicólogo John Cacioppo, a solidão aumenta a pressão e os riscos de doenças cardiovasculares, além de diminuir a imunidade do organismo e facilitar o ataque de bactérias e de vírus, como a gripe.

A solidão é a principal causa de infelicidade para 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos: um em cada cinco americanos. É também causa de muitas doenças, segundo o diretor do Centro de Neurociência da Universidade de Chicago, o psicólogo John Cacioppo. “A solidão prejudica a saúde mais do que a obesidade”, afirma o pesquisador que estuda a relação entre o cérebro e o corpo há mais de 30 anos.
Para entender como reagimos a esse sentimento, o doutor e outros pesquisadores cruzaram entrevistas de milhares de pessoas com testes de laboratório: exames de sangue, de saliva e também de ressonância magnética.
“Descobrimos que a solidão aumenta a pressão do corpo e os riscos de doenças cardiovasculares, que diminui a imunidade do nosso organismo e facilita o ataque de bactérias e de vírus como o da gripe. Uma pesquisa feita com jovens estudantes solitários descobriu que esse grupo era mais suscetível a pegar gripe. A solidão ajuda a degradar mais rapidamente o nosso corpo", diz o psicólogo.
Em média, nós passamos 80% da nossa vida na companhia de outras pessoas. Fazer parte de um grupo e ter amigos é uma necessidade do nosso corpo, segundo os pesquisadores. Assim como a fome indica que nós precisamos comer e que a sede é um sinal para beber água, o sentimento de solidão é um alerta para buscarmos companhia e rompermos com o isolamento.
"Muitos médicos reconhecem que a solidão é um problema de saúde, mas este é um assunto difícil de discutir com o paciente, porque há muito preconceito", declara John Cacioppo.


      Parte 1-  Programa exibido no dia 03/06/2011 Globo Repórter


Parte 2



Parte 3



Parte 4



Parte 5  Final




Fonte

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails