Categorias

Fugindo da soberba da vida

Ostentação Humana
De uns anos para cá, já depois de convertido, passei a conjugar cada vez menos alguns verbos na primeira pessoa do singular, isto por temer praticar o pecado da soberba, que consiste numa estima excessiva de si.

Há quem adore proferir em alto e bom som as próprias realizações: "Eu tenho isso", "Eu faço aquilo", "Eu posso", "Eu quero", "Eu ordeno", e por aí se vai ...

Num mundo cada vez mais competitivo como o que estamos vivendo, desprovido de valores cristãos, um sentimento de independência e autonomia parece vir se infiltrando nos corações humanos, levando muita gente, incluindo cristãos, a se achar a bala que matou o Kennedy.

A Bíblia está repleta de relatos nos quais os juízos divinos recairam sobre pessoas e até nações soberbas.

Nabucodonosor experimentou a correção divina por causa da soberba: "Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu,até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.

Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu,e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba" (Daniel 4:28,31,32,33,34,37).

O Egito, nação/civilização destacada do Mundo Antigo, passou a colher os frutos amargos desta transgressão: "Mais humilde se fará do que os outros reinos, e nunca mais se exaltará sobre as nações; porque os diminuirei, para que não dominem sobre as nações. E não será mais a confiança da casa de Israel, para lhes trazer à lembrança a sua iniqüidade, quando olharem para trás deles; antes saberão que eu sou o Senhor Deus" (Ezequiel 29:15-16)

Que este breve relato, e a advertência bíblica citada abaixo, sirva-nos de lição no sentido de nos tornarmos mais humildes e conscientes de que dependemos de Deus para tudo em nossas vidas:

"Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres edificado boas casas e estares morando nelas, depois de se multiplicarem as tuas manadas e es teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra o Egito, da casa da servidão; que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras e de escorpiões, e de terra árida em que não havia água, e onde te fez sair água da rocha pederneira; que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem; e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas" (Deuteronômio 8:11-17)

Pense nisto !
Fonte: Revista Ultimato
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Unknown disse...

Olá! Amado Pr. Marcos, Graça e Paz...

Parabéns pela excelente postagem. Verdadeiramente, a soberba tem derrubado muita gente, e não foram só os reis e impérios ímpios, não,pois até o rei Davi foi também punido por este mesmo pecado.(ICr-21:1-30).Gosto muito de meditar na palavra do apóstolo João, onde ele diz: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (IJo-2:15-17).
Boa sorte nas provas...
Deus te abençoei ricamente...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails