Categorias

QUEBRANDO O SILÊNCIO


Nos dias de hoje o infanticídio (prática que resulta na morte de crianças) ainda é uma realidade em algumas tribos indígenas. Esse assunto, por ser polêmico, é contestado, e em alguns casos, tratado como inverdade ou apenas casos isolados. Em outras situações, há pesquisadores que defendem que o infanticídio faça parte da cultura indígena e por isso deve ser mantido. O papel deste documentário não é fazer um julgamento de valor sobre as práticas nas culturas indígenas. “QUEBRANDO O SILÊNCIO se propôs a escutar e a registrar as manifestações de indígenas que não querem mais praticar o infanticídio e, por isso desejam ser ouvidos e receber ajuda. No momento que o índio se manifesta, a sociedade tem a obrigação de interagir com ele e trazer soluções e alternativas para o infanticídio.

Dirigido pela jornalista indígena Sandra Terena, este documenário é resultado de mais de dois anos de entrevistas em diversas regiões do país, como o Alto Xingu, por exemplo. Por ter a direção de uma realizadora indígena, optou-se propositalmente em ouvir apenas os relatos de índios que sentiram na pele o sofrimento causado pelo infanticídio.

Mais informações: quebrandoosilencio.blog.br
 VER VÍDEO

QUEBRANDO O SILÊNCIO from André on Vimeo.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Luciano Vieira disse...

Graça e paz Marcos!

Excelente artigo informativo. Hoje mesmo quando ministrava sobre relativismo na escola dominical, relatei a igreja sobre os grandes desafios em mudar certas culturas, que na verdade não passam de atrocidades, como é o caso do infanticídio indigena.

Excelente artigo. Peço humildemente sua permissão em publicar no meu blog citando a fonte.

Em Cristo,
Luciano Vieira

Anônimo disse...

Vi um depoimento pela TV de missionarios em que dizia que as autoridades querem atrapalhar e intimidar o trabalho desses missionarios alegando que são costumes indigenas e que tem que ser preservados. Agora se as autoridades continuarem agindo assim o povo indigina será extinto.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails