Categorias

A igreja local ??!!

                                                                          A igreja local??!!

Nosso irmão Daniel Savedra, assim afirma, toda a estrutura humana é uma estrutura de poder e domínio, quando nos reunimos como grupo humano, seja em que termos for, sempre partimos da necessidade de controle e de construção de símbolos que nos identifique;

Jesus falou sobre isso quando diz que no mundo a forma de governo é aquela que diz respeito ao domínio da força, portanto, qualquer estrutura que represente esse tipo de organização, o domínio pela força, seja essa força física ou de outra forma, esta fora daquilo que Jesus chamou de Sua Igreja.

Jesus disse que a forma de Sua Igreja seria uma comunidade de servos, que se reuniriam em nome dEle [Mateus 18.20], para Sua glória.

Quando Jesus sobe aos céus duas estruturas se formam, a da Igreja de Jerusalém e a das comunidades formadas por Paulo.

Na primeira eles se reuniam ainda no Templo, mas era nas casas que aconteciam a comunhão daqueles que eram do Caminho, era assim que os cristãos se reconheciam antes de serem denominados cristãos [Atos 5.42];

No caso de Paulo, ele usará a estrutura da sinagoga judaica para se reunir, mas isso era uma estratégia já que eles tinham conhecimento da Lei de Deus.

Quando a Igreja se separa do movimento judaico, a estrutura organizacional vai ser mais parecida com a sinagoga e com características gregas. Dessa forma a estrutura não era o principal nesse momento, mas duas coisas foram deixadas claras pelos escritores do Novo Testamento:

- primeiro, eles reforçaram a idéia de que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas [Atos 17];

- segundo, que o homem era o templo de Deus na pessoa do Espírito Santo [1Coríntios 6].

Dessa forma a comunidade de Jesus, a Igreja, se dava na reunião dos discípulos, ou seja, daqueles que estavam andando da forma com que Jesus ensinou;

Não era o lugar onde se ia, os discípulos antigos nunca usaram expressões referentes a igreja como algo fora deles, isso é pagão, esta idéia se reforçou com a instituição da religião cristã como oficial do império Romano (cristianismo) e com a construção de templos.

Essa compreensão estava de acordo com as profecias que dizem respeito a morado do Espírito no crente, dessa forma Deus não se manifestaria mais em lugares geográficos (templo) e sim na vida do crente!

A visão correta de Igreja, hoje, nos ajuda de duas formas:

- primeiro nos liberta de ídolos humanos (a “igreja” como lugar que se vai e não aquilo que se é); e,

- segundo, do controle e poder que se formou a partir da idéia de um clero especial. A reforma protestante trouxe novamente a idéia do sacerdócio universal de todo o crente, mas as estruturas institucionais impediram que essa reforma fosse mais profunda nas questões referentes ao entendimento da reunião da igreja. Ainda temos muito forte a idéia de um clero especial e de um lugar especial como fundamental para a existência da Igreja.

A Igreja se define como comunidade dos que caminha no exemplo de Cristo, dos crentes em Jesus, que podem se reunir de várias formas e onde todos são sacerdotes [1Pedro 2.9; Apocalipse 1.6], mas, as denominações evangélicas distorcem o verdadeiro sentido de união, por assim dizer, conforme nos faz lembrar a afirmação de Richard C. Halverson, quando diz:

"No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, a Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou a América e tornou-se um negócio"...

... e, no Brasil, tornou-se em exploração da fé!


Fonte: Jesus Amor maior
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

JamesCondera disse...

.



Misericórdia, e paz, e amor, vos sejam multiplicados, irmão em Cristo.



Infelizmente, existe um povo, dito evangélico, que deturpou o sentido de ser “igreja”, para o de ir a “igreja”...

Não se permitem como “templo”, mas, vislumbram em quatro paredes de tijolos e bancos, o “templo”...

Oremos ao Senhor para que este povo possa ter os olhos abertos e vislumbrarem o verdadeiro significado da “Igreja”, não como instituições religiosas, mas, como a “noiva” imaculada do santo Cordeiro.



Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.



Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"



...
..
.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails