Categorias

'2012' pode ser censurado por muçulmanos na Indonésia por 'provocação ao Islã'



Filme é sucesso em salas de cinema de Jacarta (Foto:AFP)

O filme catástrofe 2012 está fazendo imenso sucesso na Indonésia, mas não agradou aos religiosos muçulmanos do país, que desaconselham os fiéis a vê-lo porque consideram a produção "uma provocação ao Islã".
O Conselho Nacional dos Ulemás, mais alta instância religiosa, parecia dividido sobre a oportunidade de emitir uma fatwa (decisão jurídica) contra o filme como já foi feito por uma de suas ramificações locais.
"O Islã não autorizou visualizar ou prever o fim do mundo. É um segredo de Deus. Por isso, eu temo que o filme deforme a lei dos crentes", destacou o presidente do Conselho, Amidhan.
Ele lamentou o fato de 2012 mostrar a destruição de mesquitas e de Kaaba (Meca), mas não das igrejas. "Estas cenas deveriam ser cortadas pela censura indonésia", destaca, alheio ao fato de que o filme mostra o Vaticano destruído e a morte do Papa e de milhares de fieis católicos reunidos na Praça de São Pedro.
De qualquer forma, o longa continua sendo um sucesso nos cinemas indonésio. Em uma das sessões de um cinema de Jacarta, a produção foi aplaudida pelo público. "É um filme bonito e, ao contrário dos temores do Conselho dos Ulemás, ele reforça minha fé", declarou Ian Ramelan, um agente de seguros de 49 anos.
(Com agência France-Presse)   19/11/2009

Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Filósofo Calvinista disse...

Olá!
Parabens pelo Blog. Bom saber que tem muito blogueiro encarando esse pessoal que tanto prejudica e envergonha a imagem do evangelho. Muito interessante o tema do blog. Seu blog vai ficar "cheio"..rs..tem muita gente procurando igrejas que satisfaçam seus gostos e caprichos. Gostaria de convidá-lo e a todos os seus leitores para avaliarem e comentárem uma série de 04 postagens sobre a reforma Protestante, numa visão não muito convencional.
Tudo de bom!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails