Categorias

BUDISMO

BUDISMO


O termo " BUDA " É um título e significa " O ILUMINADO" " AQUELE QUE SABE ". Se aplica alguém que atingiu um nível superior de entendimento e a plenitude da condição humana. O budismo teve início na Índia, aproximadamente 500 anos antes do nascimento de Cristo. A crença Hindu devido ao seu injusto sistema de castas, que atingia principalmente aos que não pertenciam a nenhuma casta em particular (os Páreas), e ao ensino temeroso dos intermináveis ciclos de nascimentos, mortes, e renascimento. Provocou o surgimento de variadas seitas dentro do Hinduismo com suas diversificadas crenças daí a aceitação do Budismo e seu espantoso crescimento.

BUDA O Fundador do Budismo, o mais fulgurante dos Budas, foi um ser de personalidade excepcional chamado Sidarta Gautama. (HONMONBUTSUAYU -SHIU do BRASIL - Religião Budista do Brasil) Sidarta Gautama (Século V. A . C ). Sem dúvida, apesar da história de sua vida está cercada de lendas, foi um personagem histórico. As descobertas arqueológicas tem provado de uma forma convincente esse fato. Mesmo assim sabemos bem pouco sobre as circunstâncias de sua de sua vida, à parte das lendas que cercam (Alexandra - Neel, Buddsnism Its Doctrines And Its Methods.Nova Iorque St. Martins Press. 1977-Pg. 15) entendo as religiões não Cristãs - Josh Mcdowell e Don Stewart - Pg. 36).

BUDA:- "O Iluminado" Nasceu em 560 A. C. em Kapilavastu na parte noroeste da Índia no atual Nepal. Era filho de um Rajá (Governador), quando ele tinha apenas uma semana de idade, sua mãe chamada Maya faleceu e ele foi criado pela irmã de sua mãe que era a Segunda esposa de seu pai. De acordo com uma lenda, Sidarta Gautama foi levado a um templo para ser apresentado aos Sacerdotes, e um sábio da corte de seu pai profetizou que aquela criança seria um grande rei se permanecesse em casa, porém ele resolvesse sair de casa tornar-se-ia grande entre os grandes, um mestre espiritual, um salvador da humanidade isso perturbou seu pai, pois desejava que seu filho lhe sucedesse. Por isso seu pai cria estratégias para cria-lo longe do sofrimento e da miséria cercado de riquezas e prazeres, ele possuía um harém de belas dançarinas. Sidharta casa-se com sua prima e teve um filho Rahula, e continuava envolvido em seus deleites, alheios aos problemas de seu país. Um dia, informou ao seu pai, talvez estimulado por comentários que ouvia sobre os problemas sociais fora dos portões do palácio, que desejava ver o mundo, e embora seu pai tivesse tomado providências no que tange a esconder do filho a dura realidade, seu pai ordenou que as ruas fossem limpas, de gradas, e que as pessoas enfermas e pobres permanecessem escondidas, mais isso não o impediu de contemplar a velhice, a enfermidade, e a morte. E o que ele viu mudou para sempre sua vida, pois Sidhartha ficou constrangido e bastante perturbado. A última cena que viu foi de um monge que mendigava, mas com feições tranqüila e alegre e isso o impressionou-o e o convenceu de que esse era o tipo de vida que servia para ele. Ansioso e decepcionado por ter sido informado que tudo que viu é o destino comum a todos os homens. Sidartha partiu de casa em busca do verdadeiro conhecimento, esse dia ficou conhecido como o dia da Grande Renúncia. Experimentou o Ascetismo, a Ioga mas sem sucesso, o dia glorioso de sua vida chegou quando através da meditação em baixo de uma figueira durante sete dias, finalmente atingiu o mais alto nível da consciência de Deus, conhecido com Nirvana, tornando-se o Buda ( o "Iluminado" "Aquele que Sabe") após esta experiência a figueira foi chamada de Bodhi, ou, seja, árvore da sabedoria. Assim agora as verdades aprendidas lhe queria transmitir ao mundo não mais como Siddartha Gautama, e, sim, como Buda. Siddartha peregrinou durante de cerca de 44 anos pela Índia, espalhando sua doutrina como Monge mendicante logo se formou ao seu redor discípulos desiludidos como Hinduísmo que ouviu atentamente seus ensinamentos. O qual tornou-se uma força poderosa na Índia - Morreu Buda aos 80 anos de idade.

Os Ensinos (DHARMA) de Buda :- As quatro nobres verdades e a vereda em oito passos.

- A primeira verdade é a realidade do sofrimento - Todo o sofrimento humano é resultado do carma passado, as ações de uma pessoa determinarão o ciclo de reencarnações.

- A Segunda nobre verdade é a causa do sofrimento - A causa do sofrimento é o desejo é o forte desejo pela felicidade e pela prosperidade, nesta vida e nas vidas futuras.

- A terceira nobre verdade é o fim do sofrimento - Para ser livre do sofrimento, o indivíduo tem que desistir, tem que se libertar - O objetivo do Budismo é dar ao homem a eterna libertação do sofrimento através da libertação de todo o desejo o que equivale ser liberto do ciclo interminável de reencarnações e ser absolvido no estado Nirvana.

- A Quarta nobre verdade - Conduz ao término de toda a dor por meio da verdade em oito passos

- Estes dividem-se em três categorias:

- A) Moralidade - Opiniões corretas, ações corretas, vida correta.

- B) Concentração - Esforço correto, pensamento correto.

- C) Sabedoria correta - Visão ou compreensão e aspiração corretas.

Percebe-se claramente que o Budismo ensina que o homem efetiva sua salvação fazendo tudo que é correto pelo esforço humano. O Budismo primitivo da Índia é conhecido por Budismo Therevada. O Budismo posterior, que se tornou muito popular fora da Índia (na China e no Japão), é conhecido como Budismo Mahayana. - O Therevada: Mais conservador. O Mahayana : Mais liberal e aberto. O Zem - Budismo é uma derivação da escola liberal mahayana muito popular no ocidente, inclusive no Brasil, onde exerce atração especial sobre pessoas ligadas ao meio cultural. Foi fundado na China em 520 d. C., por um monge Indiano. Um de seus ensino fundamentais é a meditação extensiva na posição de Lótus (pernas cruzadas, um pé tocando no tornozelo de outra perna) e o objetivo é chegar a um estado de paz conhecido como "Sator". O Budismo Mahayana tem muitas qualidades que o tornem diferente do Budismo Therevada, e tornavam muito atrativos para os novos convertidos.
THEREVADA MAHAYANA
O homem como indivíduo O homem envolvidos com outros
O homem só no universo O homem não está só
Virtude-chave-sabedoria Virtude - chave - compaixão
Religião: tempo integral Religião: relevante a vida
Acima de tudo os monge Aos leigos também)
Ideal: o ARHAT Ideal: o BOSHISATTVA
Buda - um santo Buda - um salvador
Evita a metafísica Elabora a metafísica
Evita o ritual Inclui o ritual
Limita oração à meditação Inclui petições na oração
Conservador Liberal

Huston Smith, the Religions of man, Nova Iorque: Harper and row, , 1958, pg. 138) - entendendo as religiões não Cristãs - pg. 41)

Escritos Sagrados: No Budismo Theravada há três grupos de escritos sagrados denominados "As três cestas" (Tripitaka) o volume total desses três grupos de escritos é onze vezes maior do que a Bíblia.

Preceitos Budistas: Cinco são os preceitos que todos os Budistas devem seguir:

1 - Não matar coisas vivas (até insetos)

2 - Não fumar

3 - Não cometer adultério

4 - Não mentir

5 - Não beber bebidas alcoólicas, nem drogas.

Budismo e Cristianismo: Não há harmonia

Deus

Para os Budistas, é a realidade última, o absoluto impessoal. Deus -

Para o Cristianismo, a Bíblia ensina que Ele é o Único e Verdadeiro Deus (Deut. 6:4, Isaias 43:10,11) é um ser pessoal, que embora presente em sua criação (Imanente) - é separado dela (Transcendente).

Salvação

No Budismo é pelo esforço próprio do indivíduo até chegar no estado de percepção total (Nirvana) Salvação -

No Cristianismo Bíblico é em depositar a fé através da Graça de Deus no sacrifício perfeito do sangue derramado pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Efésios 2:8,9) (Rom. 3:23) (Jo. 3:15). Siddartha Gautama deixa a humanidade sem esperança de um Deus pessoal. Ao passo que Jesus é a esperança do homem retornar a Deus (Jo. 14:6)

Notas:

Bodhisattva - No Budismo Mahayana, alguma entidade que adia a obtenção do nirvana a fim de ajudar outrem, a atingir essa meta.

No Budismo Theravada, trata-se de alguém a caminho de tornar-se um Buda.

Gautama tem sido chamado de Bodhisattva, antes mesmo de ter atingido a iluminação.

Bodhi - Um termo que indica a sabedoria mediante a qual o indivíduo atinge o estado nirvana (de iluminação).

Nirvana - Condição espiritual onde o coração extingue todo o desejo, paixão ódio, ilusão. este elevado plano espiritual é a meta no Budismo.

Buda - " O iluminado " este título foi dado a Siddartha Gautama fundador do Budismo, quando de sua iluminação. Por igual modo, uma pessoa pode alcançar essa posição se seguir a quádrupla vereda da iluminação Sam Sara - O ciclo do nascimento, sofrimento, morte e renascimento.

Theravada - Literalmente "ensino dos anciãos" aquela forma de Budismo que surgiu inicialmente entre os discípulos de Buda. ( entendo as religiões não Cristãs 1982, pgs. 60-61).

Pr. Marcos Antônio da Silva - Formado pelo STBDC Membro da PIB em D. Caxias Ex Seicho-No-Iê e Pesquisador

Fonte: www.teolog.hpg.ig.com.br
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails