Categorias

DEFINIÇÃO DE SEITA

DEFINIÇÃO DE SEITA

A palavra seita vem do latim, "secta", de "sequi", "seguir", que por sua vez vem do termo grego "hairesis", de onde traduzimos nosso vocábulo português, "heresias". A etimologia da palavra per si, não tem semelhança alguma com a definição moderna que lhe damos dentro do contexto religioso cristão atual. Primariamente, "hairesis" na literatura antiga significava "o ato de tomar", no caso de uma cidade. Posteriormente, tomou o significado de "escolha", no sentido de preferência de pensamento, escola filosófica etc. É progressiva a mutação desta palavra dentro das escrituras neotestamentária, ela aparece como: "partido", em Atos 5.17 para tomar o caráter de erro doutrinário, apostasia deliberada em II Pedro 2.1 e Tito 3.10, este é o significado que prevalece atualmente no contexto apologético, ou seja, é a negação e/ou a pregação de um outro evangelho (Gálatas 1.6,9). Dentro dos parâmetros cristãos, sobretudo partindo da ótica evangélica/protestante, uma seita é identificada sobre o que ela crê e ensina em relação à palavra de Deus, principalmente nos seguintes assuntos: Paracleto logia, Soteriologia, Hamartologia, Bibliologia e Cristologia.

Toscamente podemos dizer que seita é um grupo de pessoas organizadas ou não, que se formaram à parte da religião original e que não comunga com ela em sentido doutrinário vivendo à margem da mesma, com sua própria cosmovisão, fechados em si, podendo ser ela cristã ou não cristã. O nome carrega consigo um ar pejorativo na área apologética, apresenta uma imagem extravagante, sectária e fanática que desperta a curiosidade e preocupação da opinião pública e governamental. Contudo, entre os pesquisadores de religiões, sociólogos e estudiosos liberais deste fenômeno, há uma certa tendência (por influência do ecumenismo) de neutralidade, preferindo usa-la não como polêmica mas apenas para designar determinados grupos religiosos no contexto social. Assim, atualmente, inventaram novas terminologias a fim de evitarem uma abordagem pejorativa, sendo a mais comum:

"Novos Movimentos Religiosos".

O termo "seita" é sem dúvida, como o era na época de Agostinho, bastante complexo, por isso não podemos dogmatizar uma definição exata. Qual a relação entre seita e heresia? Podemos dizer que seita é o grupo de pessoas enquanto que heresias são as idéias que este grupo professa e defende.


ALGUMAS DEFINIÇÕES DE SEITA

Neste termo encontramos as mais variadas associações tais como: corrente de pensamento, separação, facção, dissidência, partido, heterodoxia entre outras.O que venha a ser seita na opinião de alguns especialistas ?"Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro do mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada." Dave Breese. "Uma seita, pois, é um grupo de pessoas que se popularizou em torno de alguma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por grandes desvios do cristianismo ortodoxo no que tange às doutrinas cardeais da fé cristã, particularmente o fato de que Deus se fez homem em Jesus Cristo." Walter Martin "Uma seita é uma perversão, uma distorção do cristianismo bíblico e/ ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã." Josh McDowell e Don Stewart

"Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria." Van Baalen
Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Anônimo disse...

As seitas são um perigo para as pessoas,as familias e sociedade.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts with Thumbnails